Sobre nós

Aos 72 anos de uma história de muita dedicação e trabalho pela educação em Andrelândia, o Colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, decide transferir a gestão do prédio à Fundação Guairá no ano de 2009.

No mesmo ano, a entidade abre uma turma Maternal com 25 alunos, mantendo o compromisso firmado com as Irmãs Sacramentinas da continuação das atividades educacionais, sociais e culturais.

Ali foram educados filhos, pais e avós, gerações e gerações de andrelandenses e moradores de cidades vizinhas.

O nosso compromisso é dar continuidade nesta proposta, ampliando-a para abranger uma educação comprometida com os direitos de cidadania e que seja transformadora.

O Colégio Guairá vem se estruturando como instituição sem fins lucrativos, para oferecer para o município de Andrelândia e região, uma educação inovadora e diferenciada, tendo como linha condutora a Metodologia Montessori.

Oferecendo cursos do Maternal ao 9º ano, a instituição atende aproximadamente 200 alunos, de diversas classes sociais, democratizando um ensino de qualidade e aproximando realidades distintas.

Tem por princípio o desenvolvimento educacional de alta qualidade, busca a valorização da vida através da inclusão social, onde a igualdade de oportunidades é a base da nossa proposta de educação.

O aprender, o descobrir, o explorar, o despertar, a motivação do educando, transforma a busca do conhecimento em uma nova forma de aprender e ensinar.

Fundação Guairá

Mantenedora e administradora do Colégio Guairá, a Fundação Guairá é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos legalmente constituída desde 03 de julho de 1993. É detentora dos Títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, sendo regida por Estatuto próprio devidamente registrado. Tem como órgão deliberativo, administrativo e de controle interno, o Conselho Curador, o Conselho Diretor e o Conselho Fiscal, respectivamente.
A instituição atua nas seguintes áreas: Rural, Comunidade, Turismo, Sociocultural e Educação beneficiando diretamente aproximadamente 450 pessoas.

Atualmente a Fundação Guairá é ponto de referência junto à região no que se refere a sustentabilidade, ao incentivo à cultura, à arte e no desenvolvimento de ações em diferentes áreas, como: ambiental, geração de emprego e renda, esporte, capacitação profissional, qualidade de vida entre outros. A entidade tem assento em vários Conselhos Municipais: CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, COMSEP - Conselho Municipal de Segurança Pública, CMPCA – Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Artístico, entre outros.

Atuando em conjunto com a população, procura promover o desenvolvimento econômico, a preservação da cultura e da identidade social , visando a manutenção e o equilíbrio ecológico assim como a melhoria da qualidade de vida.